Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58965

Comparte esta pagina

Título : Metodologias ativas no curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sob a ótica dos formandos
Autor : SILVA, Rafaela Emily da
Palabras clave : metodologias ativas; ensino superior; ciências contábeis; percepção dos alunos
Fecha de publicación : 27-sep-2024
Citación : SILVA, Rafaela Emily da. Metodologias Ativas no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sob a Ótica dos Formandos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este trabalho de conclusão de curso aborda a aplicação das metodologias ativas no ensino superior, com foco específico no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa teve como objetivo investigar a aplicação das metodologias ativas sob a ótica dos formandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Através de um questionário aplicado aos estudantes, foram analisados aspectos como o conhecimento prévio sobre metodologias ativas, a frequência de sua utilização em sala de aula, e os pontos positivos e negativos observados, como o tratamento do corpo docente mediante a novas tecnologias, iniciativa da Universidade e engajamento dos alunos. Os resultados apontam que há indícios que as metodologias ativas são aplicadas, embora ocasionalmente no ensino de Ciências Contábeis. Outro achado revela que, embora as metodologias ativas sejam reconhecidas por seu potencial em aumentar o engajamento e desenvolver habilidades críticas, sua aplicação ainda enfrenta desafios, como a falta de infraestrutura adequada e falta de preparo dos professores. O estudo conclui com recomendações que visam aprimorar a eficácia dessas metodologias, propondo uma educação mais interativa e alinhada às demandas contemporâneas, como discussões em grupo, debates e experiências simulativas. Dessa forma, a pesquisa oferece uma visão detalhada da experiência dos alunos da Universidade Federal de Pernambuco em relação à aplicação das Metodologias Ativas e destaca também as dificuldades encontradas na sua implementação em sala de aula. Esse panorama é crucial para identificar áreas de melhoria e para orientar futuras estratégias que visem aprimorar a eficácia dessas abordagens pedagógicas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58965
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Rafaela Emily da Silva.pdf846,76 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons